14 de maio de 2010

VIGÍLIA DE PENTECOSTES NOS DIAS 22 e 23 DE MAIO, TENDO INÍCIO AS 22hs NA CAPELA DE SANTA TEREZINHA E TERMINANDO AS 5hs DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE.

VAMOS ENTERDER MELHOR OS DONS:

a) Saberia. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.

b) Inteligência. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja. Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...

c) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.

d) Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...

e) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.

f) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.

g) Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

Para que o Espírito Santo nos conceda seus dons pedimos:

Vem, Espírito de Deus, enche os nossos corações com tua graça. És o sopro de Deus que dá vida ao que está morto, que dá vida ao nosso ser e que nos tira do túmulo da preguiça e do comodismo. És fogo que queima o que está errado em nós, que aquece nosso coração para amar, que ilumina nossa mente para entender. Faze-nos conhecer Jesus Cristo que veio revelar o amor do Pai. Faze-nos conhecer o pai e sua bondade infinita. Faze-nos tuas testemunhas, instrumentos nas tuas mãos para que os corações dos homens se transformem e assim a terra se renove. Para que reine a justiça e a paz, a solidariedade e o amor. Para que o Reino de Deus se estenda cada dia mais Amém.