20 de setembro de 2011

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró implanta nova próquia. Almino Afonso se tornará paróquia neste dia 21 de Setembro de 2011.

O marco inicial da fundação da Religiosidade Católica em Almino Afonso/RN, começou com a construção da primeira capela, pois até então não havia local apropiado para as celebrações religiosas. A primeira missa foi celebrada em baixo de um juazeiro, tempos depois  iniciou a  construçâo da capela.
            Construída em 1902 por Agostinho Fonseca e D. Florentina Amorim, sob a invocação do Sagrado Coração de Jesus. A tradição oral informa que Agostinho  Fonseca  e florzinha, como esta era tratada, mandaram erigir uma capela em torno da que se formou o primeiro núcleo  de habitantes.          
            No final da década de 60, a nossa primeira Igreja por vez a igreja velha começou a ser abandonada, isso se deu devido a retirada das imagens Sacras ali existentes para a Igreja (atual), que estava em construção e já oferecia condições de funcionamento. Com isso, a Igreja velha foi se deteriorando até ser demolida. Outro motivo para essa demolição foi a localização a nova Igreja bem maior que a antiga ficava muito próxima da antiga.
            Com a construção a construção da Igreja velha, o mundo católicoda nossa comunidade  passou  a ter sua própria  casa de oração, uma vez que antes dela muitos  fiéis  faziam essas orações em casa e muitos  outros  deslocavam – se até a  igreja mais próxima do povoado ( Patu por exemplo) para assistir as Missas.
          Nesta quarta-feira,21 a cidade de Almino Afonso habitada por 4.989  Alminafonsenses, situada no médio Oeste potiguar, celebra a elevação de área Pastoral á Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, sobre a imposição das mãos do Bispo Dom Mariano Manzana da Diocese de Mossoró e sendo administrada por Padre George Lourenço dos Santos (Missionário da Sagrada Família).
 
Caro povo de Deus,

Grande é a alegria de estarmos reunidos mais uma vez, em torno do Coração de Jesus, para louvar e bendizer o nome do Todo Poderoso que por nós faz maravilhas.
Nesta festa entregamos a nova paróquia ao Coração de Cristo transpassado pela lança, do qual nasceu a Igreja mistério de amor e salvação para os homens, para que, esta porção do Povo de Deus cresça sempre mais na fé, na vida pastoral e missionária, através da Eucaristia e da caridade fraterna. Façamos destes festejos uma oportunidade de encontro com Deus. Cada celebração é um momento ímpar de renovação da fé e da esperança.
Venham participar de cada noite de novena, procurem abrir vossos corações a unidade, para que todos sejam um.
Desejo a família Alminofonsense uma linda festa do Sagrado Coração de Jesus!!!
Pe. George Lourenço dos Santos, msf
Administrador da Área Pastoral


Programação Festiva
Dia 21/09 – SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
05h – Alvorada e Salva de Tiros
06h – Ofício do Sagrado Coração de Jesus
07h – Café Comunitário
10h – Batizados
16h – Criação da Paróquia- Missa Solene da Festa Presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana
17h – Procissão
18h 30min – Descerramento das Bandeiras