10 de outubro de 2011

A palavra é...

Católico
Católico é uma palavra bem conhecida e utilizada por nós. Aliás, somos católicos. Católico quer dizer “universal”. Porém, pouca gente sabe a origem desta palavra que vem do latim catholicus. Sua origem está no grego kathólicos, onde kata significa sobre e holos, significa todo, completo, inteiro. Dessa forma, kathólicos significa literalmente sobre o todo, através do todo, ou seja, universal.
A palavra católico era bastante utilizada pelos gregos, antes mesmo do cristianismo. Por exemplo, o filósofo grego Aristóteles empregava a palavra católico para referir-se a algo que era universal, para todos.
Depois dele, no início do cristianismo, alguns autores cristãos também se utilizaram dessa palavra, ainda sem fazer referência alguma à Igreja. Por exemplo: São Justino fala da “ressurreição católica”; Tertuliano fala da “bondade católica de Deus”; Santo Irineu em uma de suas frases fala dos “quatro ventos católicos”. Nesses três casos, a palavra católica foi empregada como sinônimo de universal.
O registro mais antigo de católica como adjetivo para a Igreja é do ano 107, com Santo Inácio de Antioquia. A palavra católica foi utilizada para referir-se à Igreja: “Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja católica” (Carta de Santo Inácio aos Esmirniotas).
O Catecismo da Igreja Católica nos números 830 e 831 apresenta a palavra católico como sinônimo de “universal”, no sentido de “totalidade, integridade”. Dessa forma, apresenta a Igreja sendo católica em dois sentidos:
1. A Igreja é católica porque Cristo está presente nela: “onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja Católica” (Santo Inácio de Antioquia). Na Igreja subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça (Efésios 1,22-23). A Igreja recebeu de Cristo a “plenitude dos meios de salvação” que ele quis: confissão de fé reta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica. Neste sentido, a Igreja é católica desde o dia de Pentecostes.
2. A Igreja é católica porque Cristo a enviou em missão a todos os povos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações” (Mateus 28,19): “Todos os homens são chamados a fazer parte do povo de Deus. A missão do cristão é tornar o Reino conhecido por todo o mundo, cumprindo, assim, a vontade de Deus.

Pe. Maciel M. Claro é sacerdote,
missionário claretiano.   maciel@avemaria.com.br