6 de novembro de 2011

Membros da Comunidade Católica Boa Nova de Natal visitaram o santuário em ação de graças pelos 22 anos da missão da comunidade.

Irair e Morais - (Natal/RN)
Em visita ao santuário os membros apresentaram que a comunidade Boa Nova é Católica de Aliança e Vida, uma nova expressão de vida consagrada, segundo a espiritualidade das Novas Comunidades, conforme as diretrizes da Igreja.

Somos católicos apostólicos romanos, um fruto da Renovação Carismática Católica. O ser carismático se revela através do exercício dos carismas e de renovadas efusões do Espírito Santo.
Somos uma associação formada por missionários, sem fins lucrativos, composta por  jovens , casais  e celibatários que trabalham na evangelização, não havendo vínculo empregatício. Existimos há 21 anos e vivemos em comunidade com jovens em processo de recuperação da dependência química.

Fazemos encontros de evangelização em nossa Sede própria em Jaboatão dos Guararapes, e em nossas demais casas de missões no nordeste, onde centenas de pessoas participam. Nesta estrutura mantemos uma livraria com artigos religiosos e uma lanchonete. Abaixo descreveremos os nossos principais serviços a Igreja e sociedade:
Acolhimento e recuperação de jovens do sexo masculino que desejam sair do vício das drogas e álcool. Possuímos duas casas de recuperação e acolhimento. Uma em nossa Sede, Jaboatão dos Guararapes, São José do Mipibú – RN estamos com  em média  50 jovens no total, distribuídos em nossas casas, onde passam o primeiro tempo do tratamento e depois são enviados a conviver nas demais frentes de missão. O nosso acolhimento se faz de maneira diferenciada, devido a estrutura.

Não é a comunidade que vai até um ambiente de recuperação, mas nós transformamos nossa casa neste ambiente. Os jovens passam a conviver diariamente com as famílias, crianças, bebes, os filhos dos casais, proporcionando assim um ambiente familiar e restaurador de valores. Somos uma comunidade católica e o jovem que acolhemos tem a pré disposição em participar desta doutrina, sendo esta uma das questões que determinam a permanência na Boa Nova. Diariamente é feito seu o horário de adoração e oração, incentivado e ensinado pelos mais antigos, participam da Santa Missa, vigílias, encontros e formações específicas para eles e com o publico que recebemos.

Trabalham durante o dia em serviços de manutenção estrutural das casas, seja em construções ou capinação. Na sede  possuímos um curral que complementa os trabalhos. O trabalho, a oração e a convivência com novos valores perdidos ou a serem assimilados é a estrutura básica de nosso acolhimento.

A proposta do tratamento é de um ano. Um deles já esta conosco há onze anos,  casado, consagrados a obra Boa Nova. Outros ainda saem e com nossa ajudam são direcionados a pessoas que os empregam e aos poucos vão reconstruindo suas vidas fora do ambiente comunitário, porém com a orientação de selar uma aliança, não desvinculando totalmente  conosco para que o afastamento não se torne em uma queda. Para nós este é um sinal concreto de que estamos no caminho certo, mesmo diante de grandes desafios e dificuldades.

Uma das características deste acolhimento é a gratuidade. Não cobramos nada para a permanência do jovem. A família é chamada a cooperar com o que puder e se puder. Vivemos do nosso trabalho de evangelização e doações de pessoas que acreditam e amam a obra.
nossa missão ainda não acabou, temos ainda:
-Evangelização nas casas
-Evangelizashow, com nosso ministério de música
-Encontros de Evangelização em nossa sede
-Ministério de Pregação e intercessão
-Atendimento de Oração e Aconselhamento
-Ministério de Artes

Estamos localizados em Recife/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE – Sede, Igarassu/PE, Garanhuns/PE, Carpina/PE, São José do Mipibú /RN, Catolé do Rocha/PB, Mossoró/RN, Mauriti/CE e Serra Talhada/PE.
Somos chamados a “Amar e Ser Aquilo que Deus Quer”.

Comunidade de Vida
Os Missionários na Comunidade de Vida são aqueles que, inspirados pelo Espírito Santo, decidem orientar a vida para Deus de uma forma definitiva, investindo todo o ser, capacidades, bens, tempo e serviço ao Senhor, numa entrega total de vida.

Comunidade de aliança
Os Missionários na Aliança se comprometem com a Obra Boa Nova sem abandonar o mundo secular, fazendo da comunidade uma extensão de suas vidas. Desta forma, procuram viver intensamente a comunidade nas tarefas e compromissos assumidos na sociedade, ao mesmo tempo em que dão testemunho do evangelho no mundo do trabalho e da família.

Carisma e Missão
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a BOA NOVA aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para proclamar um ano de graças da parte do Senhor,…; consolar todos os aflitos.” Isaías 61,1-2.

Somos uma COMUNIDADE  cuja missão é acolher pessoas feridas pelos sofrimentos da vida, cativas nas diversas dependências, espiritualmente enfermas e oprimidas (cf At 10,38) e levá-las à cura interior, especialmente dos medos e da depressão.

Fomos chamados a ser uma BOA NOTÍCIA para o mundo, convidados a animar, inspirar e fecundar a Igreja, como um dom que nos é oferecido por Deus para ser compartilhado com muitos. Uma das expressões do nosso carisma é o anúncio kerigmático. Testemunhando o amor ilimitado do Pai dedicamos aos sofredores o melhor de nosso afeto, de nosso tempo, de nossa energia, de nossa palavra e de nossa presença.

MAIS INFORMAÇÕES:
www.comboanova.com