12 de março de 2012

Na Terceira edição, Romaria dos Vaqueiros será ainda maior

IMAGENS DA 1ª ROMARIA DOS VAQUEIROS

IMAGENS DA 2ª ROMARIA DOS VAQUEIROS
Acontecerá em Patu, tendo como ponto máximo o dia 18 de março (um domingo), a "3ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima".
As reuniões da Comissão Organizadora têm sido frequentes. A expectativa é que a edição 2012 da Romaria dos Vaqueiros receba um número maior de participantes, vaqueiros e não-vaqueiros, mas acima de tudo cristãos-católicos que sobem a Serra onde está o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na zona rural de Patu, para louvar a Deus e pedir as bênçãos de Nossa Senhora dos Impossíveis.
Neste ano, a Romaria dos Vaqueiros terá, ao lado da programação religiosa, atividades sociais e culturais também relacionadas ao homem do campo em maior quantidade que a dos anteriores.
Na verdade, a Romaria dos Vaqueiros se tornou um evento religioso e cultural de enorme visibilidade na região Oeste do Rio Grande do Norte.
O padre Domingos Sá, vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Patu) e reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis (ou Santuário do Lima), e um grupo de abnegados, com o apoio do Poder Público municipal e de vários setores da sociedade, vêm transformando o evento num grande acontecimento.
.
Neste ano, as atividades em torno da Romaria dos Vaqueiros serão iniciadas mais cedo. Já no dia 15 de março (uma quinta-feira) acontecerá uma "Pega de boi no mato".
.
No dia 17 de março (sábado), à noite, no Bar e Petiscaria "Point Vip", localizado no centro de Patu, acontecerá o "Forró da chegadinha", que, além do bom e tradicional forró-pé-serra, terá também cantoria de viola. A propósito, a arte da cantoria de viola guarda relações culturais antigas com a arte do aboio do vaqueiro na tangida do gado. Nos dois, há muito improviso e muitos versos rimados.
.
No dia 18 de março (domingo), a programação será extensa. Será assim desenvolvida:
.
. 6 horas - Concentração com café da manhã dos vaqueiros no Posto Nossa Senhora dos Milagres, localizado nas proximidades do cruzamento das rodovias BR 226 e RN 078, na zona urbana de Patu;
.
. 7 horas e 30 minutos - Saída para o Santuário do Lima;
.
. 10 horas - Missa do Vaqueiro, no Santuário do Lima;
.
. 12 horas - Almoço no Restaurante da Pousada do Santuário do Lima;
.
. 14 horas - "Tropa de elite" no Parque Antonio Suassuna, localizado no "pé" da Serra do Santuário do Lima.
.
A exemplo dos anos anteriores, são esperadas caravanas de vaqueiros e vaqueiras, cavaleiros e amazonas, não apenas de Patu, mas de vários Municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte e do vizinho Estado da Paraíba.

Fonte: O Messiense
Fotos: PatuNews