29 de junho de 2012

Saiu no site VaConferir

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, "Patu" em língua tupi quer dizer "terra alta", "chapada", "planalto", "serra do estrondo".
Patu, sua bela e imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores com a serra ao fundo.
Patu até o ano de 1953 era um grande município, com o desmembramento para criação de outros municípios, Almino Afonso, Messias Targino, Olho D’água do Borges e Rafael Godeiro, ficou menor em extensão territorial, mas, ainda hoje, é uma cidade polo, de atração comercial onde se destaca por sua grande potencialidade turística em vários segmentos: Religioso, Cultural, ecológico e também o turismo de aventuras.  
Dentre as principais atrações turísticas do município, duas delas serão nosso foco central para essa postagem: O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis que fica no topa da Serra do Lima e a Rampa de Voo Livre.
Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis:
No topo da Sera do Lima, a moderna e gloriosa Igreja de Nossa Senhora dos Impossíveis 
No acervo da casa dos padres consta que no dia 29 de Janeiro do ano de 1758, um coronel de nome Antônio de Lima e o Sr. Abreu Ferreira, com sua mulher, Paula Moreira Brito Pessoa, fizeram uma escritura de doação de um pedaço de terra (meia légua) com uma pequena e linda capela existente em honra de Nossa Senhora dos Impossíveis. 
O tempo foi passando e somente no dia 07 de Fevereiro de 1921, Dom Antônio dos Santos Cabral, veio nomear o primeiro administrador do santuário, o padre Jose Scholl. 
No dia 22 de Julho de 1923, foi celebrado entre a Diocese de Natal e o Superior Geral dos Missionários da Sagrada Família, um convênio para a construção da estrada, da casa dos romeiros e um novo santuário. Para a continuidade das obras, no dia 1º de Agosto de 1948 tomou posse como administrador do santuário, o padre Alemão, Henrique Sptz que energicamente, retoma as principais obras e em 1951 inaugura a estrada que liga a cidade de Patu ao Santuário. Em seguida, vieram a reforma da barragem, a construção da praça central onde foi erguido o novo santuário e a casa dos romeiros. Em 1965, numa quarta-feira da semana santa, é celebrada a última missa no antigo santuário que em seguida foi demolida para em seu local ser erguido o novo santuário, obra iniciado no ano de 1967 e o término com a inauguração que se deu em 1º de Janeiro de 1969, sob a administração do Padre Henrique Spitz e o arquiteto Alberto Reithler. Foi uma das maiores festas religiosas já vista pela população de Patu e vizinhanças; ficou conhecida como a maior romaria de peregrinação nos sertões nordestinos. 
Atualmente, para continuidade da administração do santuário, foi nomeado como reitor, o padre Domingos de Sá Filho, msf e o padre George Loureço,msf ,que demonstrando vontade e competência, estão fazendo um excelente trabalho, tanto a nível de restaurar o que foi perdido com o tempo, bem como, liderar o processo de resgatar a fé e as festividades religiosas do povo de Patu e região. Entre no site do Santuário do Lima  e faça parte dessa caminhada.
A Rampa:

A Rampa é considerada um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre de asa delta em particular a categoria Parapente, turismo de aventura que tornou a cidade conhecida no mundo inteiro pelos recordes mundiais. Por possuir as melhores condições climáticas do mundo para esse tipo de esporte, a cidade recebe pilotos de vários países do mundo e todos vêm com aquele gostinho na alma de quebrar recordes. Soubemos notícias (nativo da serra) alguns desses voos, chegou ao estado do Maranhão e do Piauí.
As fotos a seguirem é uma pequena mostra dos principais pontos turísticos e da imponente infraestrutura que existe tanto na cidade de Patu e da serra do Lima.
PATU E SEUS ENCANTOS 
Antiga Estação Ferroviária de Patu 
Praça Coração de Jesus - centro da cidade
Praça João Carlos - centro da cidade
Ginásio Comercial de Patu - centro da cidade
Prédio do antigo Presídio da cidade - centro
Nave principal da Igreja de Nossa Senhora das Dores.
Vista parcial da Praça João Carlos
As belezas do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis que fica no topo da Serra do Lima.
Pórtico na subida da serra que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis
Na metade da subida, tem uma parada para descansar com fé
Pórtico de chegada ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis
A monumental Igreja de Nossa Senhora dos Impossíveis
Nave principal do 1º piso da Igreja de Nossa Senhora dos Impossíveis
Nave do piso superior e seu teto com vitrais para entrada da luz que vem do sol
Onde ficar: Pousada e Casa de Retiro Sagrada Família e aberta também para Palestras, Seminários, Workshop, Aniversários e Casamentos. 
Casa dos Milagres
Livraria e loja de Souvenir Sagrada Família 
Com o Reitor, padre Domingos de Sá Filho - nosso encontro na casa dos Padres


Para visualizar todas as fotos da cidade de Patu e do Santuário do Lima, pedimos que entre aqui no siteVaConferir, tem 108 fotos e para obter uma boa visualização, dê um clique na palavra Explore. Boa viagem pelas belezas de Patu e da Serra do Lima.
Fonte: http://www.vaconferir.com