15 de agosto de 2012

CRC e Pastoral da Criança de Patu

Na manhã deste dia 15/08, a Pastoral da Criança de Patu recebeu das mãos  de Gonzaga  e Josemar Vieira a doação de 18 (dezoito) latas de Leite do CRC - Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, Delegacia de Patu.
É importante lembrar que a Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. O seu objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.
A metodologia consiste na organização da comunidade e na capacitação dos líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar entre 10 e 15 crianças vizinhas, em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social. O instrumento fundamental dessa estratégia é a formação de uma rede solidária de apoio às famílias mais pobres, em especial às mães ou aos responsáveis pelas crianças. Essa rede é formada pelos líderes, outras pessoas da comunidade e pelas próprias famílias acompanhadas. É uma grande rede de multiplicação do saber e da solidariedade! 

Na cidade de Patu a Pastoral da Criança acompanha 150 crianças (93 Famílias), nos bairros Nova Patu, Conjunto João Pereira I, II e III, Fomento, Cajaranas e Bento Bandeira. Somos um total de 22 lideres. Temos um programa radiofônico na cidade intitulado: "Viva a Vida", apresentado todos sábados das 7h ás 8h na 87,9 FM - Educadora Patuense.

Raniery Alves (coordenador da Pastoral da Criança - Patu) e Josemar Vieira (Contador)
Raniery Alves e Gonzaga