9 de março de 2015

IMPORTANTE! Deputado Carlos Augusto Maia requere tombamento do "Santuário do Lima"

Dep. Estadual Carlos Augusto e Rodrigo Bico
O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB) procurou a Fundação José Augusto, que integra a administração indireta do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, esta semana, para requerer o tombamento no patrimônio histórico e cultural do Estado do "Santuário do Lima", localizado no município de Patu, região Oeste do Estado.

Carlos Augusto foi recebido pelo diretor geral da Fundação Rodrigo Bico, a quem verbalizou os argumentos listados em requerimento para o pleito. "Precisamos preservar as características arquitetônicas e históricas do 'Santuário'. Em visita recente, constatei situação de risco de preservação em tão importante pólo de turismo histórico e religioso. O apoio de instituições públicas a bens de uso religioso só é permitido mediante o tombamento, conforme prevê a Constituição Federal", justificou o deputado.

O Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, conhecido como Santuário do Lima, está localizado na Serra do Lima, que fica a seis quilômetros da sede do município de Patu. É considerado como um dos maiores locais de religiosidade da Região Nordeste do Brasil e foi eleito pelo voto popular como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte.

O parlamentar pediu também o esforço da Fundação no sentido de viabilizar o tombamento, também, em esfera nacional, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).